Descrição do cargo e Missões
Função:
Responsabilidade pela assistência e implementação do DPSS;
Trabalhará em estreita colaboração com o Diretor de Projeto e a Equipa de Gestão da Construção na melhoria da gestão da saúde e segurança dos trabalhadores (trabalhadores, empreiteiros e público em geral) que é fundamental para a melhoria contínua do desempenho em SSA. Existe uma forte ligação externa com os subempreiteiros e internamente com os responsáveis pela gestão do projeto;
Interação com os trabalhadores dos subempreiteiros, sobre SSA do local e sobre os requisitos de recursos da equipa (pessoas, equipamentos, etc.) para acompanhamento e implementação a nível da gestão de topo;
Verificar se todos os trabalhadores do projeto estão totalmente familiarizados com o DPSS, incluindo instruções SSA, compromissos ambientais e de desenvolvimento sustentável;
Monitorizar continuamente o ambiente de trabalho;
Comunicar informação apropriada relacionada com SSA, numa base exata e atempada, aos trabalhadores;
Participar juntamente com o Lead HSE Manager em reuniões regulares de SSA com os Subempreiteiros e partes interessadas relacionadas, com vista a discutir preocupações e ações de SSA comuns a todos;
Ajuda à supervisão e gestão na condução de investigações de incidentes;
Encorajar a identificação e comunicação global de perigos, bem como a comunicação imediata de todos os acidentes, incidentes e quase-acidente por todos os trabalhadores;
Assegurar que todos os trabalhadores assistem à indução de SSA;
Em conjunto com os subempreiteiros do projeto, assegurar a exibição e divulgação de SSA;
Manter relações positivas e consultivas com partes interessadas externas para assegurar que as expectativas são cumpridas nas áreas de prevenção, desempenho ambiental e qualidade;
Prestar um serviço de apoio a todos os trabalhadores do projeto, em técnicas de segurança, prevenção e controlo de risco, sendo ao mesmo tempo visível, acessível e disponível a todos os níveis, com o objetivo de melhorar a nossa eficiência e minimizar as nossas perdas;
Organiza e emite relatórios SSA diários/semanais/mensais, conforme necessário;
Em conjunto com o Gestor de Projeto e Gestão de Obras e/ou empreiteiros do projeto, coordena investigações exaustivas de todos os incidentes e participa em auditorias de SSA.
Perfil procurado
Requisitos:
Formação de Técnico(a) ou Técnico(a) Superior de Segurança do Trabalho (Nível IV ou VI) válido;
Experiência profissional em funções similares em contexto de obra, preferencialmente nas energias renováveis (fotovoltaica);
Experiente na elaboração de avaliações de riscos / medidas de prevenção;
Detentor do curso de Formação Inicial de Formadores;
Experiência em ministrar ações de formação/informação/sensibilização de Segurança, Saúde e Ambiente;
Experiência na elaboração de Planos de Trabalhos com Riscos Especiais e Relatórios SSA;
Expedito na utilização de ferramentas Informáticas na ótica do utilizador, nomeadamente MS Office;
Gosto pelo trabalho em equipa e em obra, função maioritariamente em acompanhamento de trabalhos;
Proativo e de fácil comunicação: foco no ensinar, explicar e demonstrar em vez de repreender;
Disponibilidade imediata.
#J-18808-Ljbffr