Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) – para trabalhos de investigação com dados administrativos no Departamento de Recolha e Gestão de Dados.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para os trabalhos de investigação com dados administrativos, financiada pelo INE, I.P., nas seguintes condições:
Áreas Científicas Ciência de Dados, Estatística, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Economia e Econometria.
Requisitos obrigatórios de admissão Estudantes inscritos num doutoramento, visando a consolidação da sua formação científica através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico integrados ou não em projetos de I&D.
Requisitos específicos Conhecimentos e experiência em:
Programação em R;
Linguagem SQL e modelação de dados;
Exploração e análise de dados;
Valorizam-se conhecimentos e experiência em:
Programação em STATA;
Utilização de bases de microdados provenientes de fontes administrativas;
Utilização e implementação de métodos microeconométricos;
Utilização e implementação de métodos de conjugação de microdados de inquéritos com fontes administrativas e/ou contas nacionais;
Bons conhecimentos de Inglês;
Experiência de trabalho em equipa.
Perfil de competências Análise de informação e sentido crítico;
Relacionamento interpessoal;
Planeamento e organização;
Iniciativa e autonomia.
Plano de trabalhos O trabalho será realizado no quadro de desenvolvimento da Infraestrutura Nacional de Dados, tomando como referência os dados de fontes administrativas com vista à sua utilização na produção de estatísticas oficiais. Identificam-se em concreto os seguintes desenvolvimentos esperados:
Análise comparativa da informação do IRS e outros dados administrativos com outras fontes estatísticas, nomeadamente ICOR (Inquérito às Condições de Vida e Rendimento), IDEF (Inquérito às Despesas das Famílias), e ISFF (Inquérito à Situação Financeiras das Famílias);
Integração com outras fontes administrativas, para em concreto, integrar os dados do IRS na construção da Base de População Residente e na transição para o modelo censitário baseado em dados administrativos e, de uma forma geral, proceder à sua integração na Infraestrutura Nacional de Dados;
Estudo sobre a evidência de estratégias de deslocamento de despesas de consumo final para a esfera empresarial por parte dos membros de órgãos estatutários de sociedades não financeiras, com potencial impacto na estimativa do consumo final e consumo intermédio.
Local de trabalho O trabalho será desenvolvido no INE – Instituto Nacional de Estatística em Lisboa, sob a orientação científica da Diretora do Serviço de Dados Administrativos e Empresariais, do Departamento de Gestão e Recolha de Dados, Sofia Isabel Sales Grade Reis Rodrigues.
Duração da bolsa As bolsas terão a duração de 1 ano, com início previsto em julho de 2024, com possibilidade de renovação, de acordo com o n.º 4 do artigo 4.º do Regulamento de Bolsas do Instituto Nacional de Estatística.
Valor do subsídio de manutenção mensal O subsídio de manutenção será pago mensalmente através de transferência bancária de acordo com a tabela anexa ao regulamento de bolsa de investigação do INE, durante 12 meses, 1 580,00 €/mês.
Métodos de seleção As fases de seleção e respetiva ponderação na classificação final são:
1ª Fase (70%) – Avaliação Curricular;
2ª Fase (30%) – Entrevista.
Os candidatos serão classificados com base na Avaliação Curricular numa escala de 1 a 20 valores, passando apenas à fase de entrevista os cinco melhores classificados.
Composição do Júri de Seleção Presidente: Dr.ª Sofia Isabel Sales Grade Reis Rodrigues, Diretora do Serviço de Dados Administrativos e Empresariais, do Departamento de Gestão e Recolha de Dados.
Vogais Efetivos:
1.º Vogal – Doutor Pedro José Ramos Moreira Campos, Diretor do Serviço de Metodologia, do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação.
2.ª Vogal – Dr.ª Carla Sofia Farinha Marçal, Técnica Superior Especialista em Estatística, do Serviço de Recursos Humanos, do Departamento de Recursos Humanos.
Vogais Suplentes:
1.º Vogal – Dr. João Manuel Poças Marques Neves, Diretor do Núcleo de Dados Administrativos, do Serviço de Dados Administrativos e Empresariais do Departamento de Recolha e Gestão de Dados.
2.º Vogal – Dr.ª Sónia Maria Duarte Pais da Costa, Técnica Superior Especialista em Estatística, do Serviço de Recursos Humanos, do Departamento de Recursos Humanos.
Forma de publicitação/notificação dos resultados O projeto de resultados da avaliação será publicitado, através de lista ordenada por nota final obtida, disponível para consulta na página de internet do INE, sendo os/as candidatos/as aprovados/as notificados/as através de correio eletrónico.
Legislação aplicável Estatuto do Bolseiro de Investigação aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, tendo sido alterada pelos seguintes diplomas: Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro, Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho e Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas do Instituto Nacional de Estatística.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para ****** com a referência BI/DA/DRGD/JUNHO2024, até ao dia 19 de julho de 2024.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, por correio eletrónico, através do envio de carta de motivação acompanhada dos seguintes documentos:
Certificados de habilitações com a indicação da classificação de todas as disciplinas realizadas e a média final (no caso de a/o candidata/o não conseguir obter o(s) certificado(s) com esta discriminação até ao termo do prazo de candidatura, deve substituí-lo(s) por declaração de honra do candidato de acordo com minuta própria, ocorrendo a verificação dessa condição em qualquer das fases de seleção);
Outros documentos comprovativos considerados relevantes (comprovativos de ações de formação).
#J-18808-Ljbffr