Apresentar-se ao serviço com pontualidade na loja e turno indicado, devendo ter cuidado na sua apresentação e higiene pessoal e estado da farda. Fazer o registo no relógio de ponto após estar fardado/a e pronto para começar o turno de trabalho.Limpar e varrer a sala e esplanada antes de cada serviço de refeições.Preparar sala, alinhar mesas e cadeiras, verificar se tudo se encontra em condições de ser utilizado pelos clientes. Comunicar casos de mau estado de conservação.Polir copos e talheres antes do serviço. Verificar a limpeza e apresentação de pratos preparados para o serviço. Comunicar casos de mau estado de conservação.Verificar, limpar e encher os dispensadores de soja, saleiros, pimenteiros e galheteiros.Ajudar na receção e arrumo de artigos entregues em loja por fornecedores e/ou distribuição interna.Preparar as mesas para o serviço de refeições (mise en place), verificar se a mesa está higienizada, colocar marcador, talheres e guardanapo.Receber e dar as boas-vindas aos clientes com cordialidade e simpatia, verificar da existência de reserva, atribuir e acompanhar os clientes à mesa.Apresentar a ementa e dar informações detalhadas quando solicitadas (p.ex. sobre porções, ingredientes ou potenciais alergias a alimentos).Informar os clientes sobre os pratos do dia e recomendações do dia caso estas existam.Vender produtos adicionais quando adequado através de vendas sugestivas.Anotar corretamente os pedidos de alimentos e bebidas, usando um software POS, anotação de pedidos ou memorização.Em caso de dúvida, verificar a identidade dos clientes para garantir que tenham idade para consumir bebidas alcoólicas.Comunicar os detalhes do pedido à equipa de cozinha, tendo em especial atenção as alergias.Servir os pedidos de alimentos (serviço à Americana) e bebidas, utilizando bandeja para serviço de cafetaria e bebidas. Utilizar técnicas de serviço de vinhos, quer seja a copo ou garrafa.Não sentar clientes em mesas acabadas de usar sem proceder à devida higienização. Preparar a mesa/mise en place antes de sentar clientes.Entregar a conta, receber e conferir o pagamento e troco quando efetuado em numerário, certificar que a operação é terminada com êxito, quando utilizado o TPA (terminal de pagamentos automáticos)/Multibanco.Usar técnica de bandeja e pano de limpeza, para levantar e transportar a louça, copos e talheres sujos para serem lavados na copa ou bar.Reunir-se com o chefe de turno antes do início de cada turno de refeição para analisar alguma alteração do dia, mudanças na ementa, faltas e/ou as especificações de serviço para reservas (p.ex. festas).Ajudar o chefe de turno no apuramento de necessidades para encomendas e requisições internas.Seguir todas as normas pertinentes de higiene/HACCP.Proporcionar excelente atendimento e experiência aos clientes.
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