Introdução :
A EPAL/ AdVT – Águas do Vale do Tejo pretende recrutar, para a Direção de Operações de Abastecimento de Água Técnico Superior (M/F).
Descrição da Função: Missão genérica da Função:
Contribuir para uma adequada gestão, exploração e segurança das barragens a cargo da AdVT, colaborando diretamente com o Responsável de Coordenação/Gestor de Recursos, com particular incidência na componente gestão da informação e recursos hídricos, bem como outras atividades de especial complexidade técnica, tendo por base a legislação e as normas de segurança aplicáveis em vigor. No desenvolvimento das suas funções deverá assegurar a necessária articulação com os Técnicos Responsáveis pela Exploração (TRE) das barragens e com as diversas Direções da empresa e entidades externas envolvidas na gestão daquelas infraestruturas, bem como apoiar as vertentes operacionais associadas à atividade da empresa, visando garantir a continuidade do serviço.
Principais atividades e responsabilidades:
- Assegurar a gestão (recolha, validação, tratamento, armazenamento e disponibilização) da informação relativa às barragens e albufeiras sob responsabilidade da AdVT, incluindo dados associados aos sistemas de monitorização das barragens, níveis das albufeiras, caudais afluentes, qualidade da água, dados meteorológicos, etc.;
- Coordenar e/ou acompanhar os procedimentos concursais para contratação de prestações de serviços que se demonstrem necessários à gestão das barragens e das albufeiras;
- Coordenar e/ou acompanhar os prestadores de serviços no desenvolvimento das diversas atividades envolvendo avaliações, estudos e intervenções que se revelem necessárias, (decorrentes do RSB, apoio técnico ao LNEC, observações topográficas e geodésicas, manutenção das estações limnimétricas e meteorológicas, entre outros contratos específicos);
- Contribuir para o cumprimento do RSB (planos de observação, regras de exploração e planos de emergência);
- Assegurar o reporte à Autoridade de Segurança de Barragens e outros stakeholders;
- Participar nas atividades da Comissão de Segurança de Barragens e outras entidades, coordenando os recursos internos da empresa para resposta a eventuais solicitações de terceiros;
- Participar nas atividades da Comissão de Gestão de Albufeiras, incluindo a elaboração dos Planos de Exploração de Albufeiras e a disponibilização de informação relacionada com a matéria;
- Participar na gestão do arquivo técnico das barragens, com disponibilização permanente da informação a todos os utilizadores definidos;
- Colaborar e apoiar os TRE no desempenho das funções inerentes às suas responsabilidades, no âmbito do RSB, procurando uniformizar procedimentos e metodologias;
- Acompanhar as visitas de inspeção a realizar pela Autoridade ou por outras entidades envolvidas no controlo de segurança, segundo as orientações do técnico responsável pela coordenação do sistema e em articulação com as demais áreas da Empresa;
- Deslocar-se aos locais das barragens sempre que se verifique qualquer incidente ou ocorrência extraordinária, articulando a sua ação com o respetivo TRE e as restantes equipas operacionais envolvidas;
- Apoio às atividades de planeamento, gestão e controlo processual dos sistemas associados às vertentes de negócio da empresa e na área de atuação da mesma, incluindo a verificação do estado de funcionamento e conservação das instalações, alertando para eventuais anomalias;
- Assegurar a recolha, compilação e análise da informação operacional, contribuindo para a emissão de pareceres e elaboração de relatórios técnicos, periódicos e/ou ocasionais, de forma a apoiar a tomada de decisão;
- Apoiar a elaboração do orçamento da atividade de exploração, com particular enfoque na vertente "barragens", bem como no acompanhamento da sua execução;
- Acompanhar e contribuir para a otimização da telegestão/telemetria e para as ferramentas digitais associadas, em particular no que respeita à componente relacionada com a gestão das barragens.
Requisitos :
Formação académica:
Licenciatura em Engenharia Civil, Mecânica, Recursos Hídricos, Ambiente, ou equivalente.
Perfil técnico:
- Experiência de trabalho em equipas multidisciplinares;
- Conhecimentos sólidos sobre a legislação e normas de segurança de Barragens aplicáveis em vigor;
- Preferencialmente com conhecimentos sobre gestão de barragens ou controlo e funcionamento das infraestruturas dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais;
- Preferencialmente com experiência em funções relacionadas com a gestão de informação, gestão de barragens, e recursos hídricos;
- Conhecimentos sobre normas e procedimentos de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho;
- Facilidade na utilização de ferramentas informáticas, nomeadamente: Microsoft Excel, SAP e Máximo.
Características pessoais:
- Capacidade de Análise e Síntese;
- Iniciativa e Proatividade;
- Espírito de trabalho em equipa;
- Capacidade de organização e planeamento de tarefas.
Outros requisitos:
- Carta de Condução - Categoria B;
- Disponibilidade para deslocações na área de intervenção das Águas de Vale do Tejo.
Área de atividade: Parque das Nações, Lisboa
Oferece-se: - Excelente oportunidade de integração num grupo de referência.
- Formação inicial e contínua.
- Apoio ao desenvolvimento da carreira profissional.
- Pacote de seguros, incluindo seguro de saúde extensível ao agregado familiar.
- Outras regalias em vigor na empresa.
Os/as candidatos/as interessados/as, deverão enviar a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, para o endereço de e-mail ******** até 07/10/2024, com a referência "T.Superior, DOA – P. Nações".
Ao enviar a sua candidatura, estará a concordar com o tratamento dos dados efetuado pela equipa de recrutamento da EPAL. Para mais informação sobre o consentimento informado pelo envio da sua candidatura, consulte a Política externa de proteção de dados pessoais em epal.pt.