Caracterização do Posto de Trabalho
Gerir e supervisionar a operação de centros de dados (datacenters), assegurando o seu funcionamento eficiente e contínuo.
Operar redes de infraestrutura de salas técnicas informáticas, incluindo quadros elétricos de baixa tensão, UPS, grupos eletrogéneos, chillers, bombas de circulação de água, ventiladores e unidades de tratamento de ar.
Coordenar e resolver incidentes que afetem a estabilidade e funcionamento das salas técnicas informáticas (Centros de Processamento de Dados) em diferentes localizações, liderando as operações diretamente no local do incidente.
Planear, implementar e acompanhar planos de manutenção preventiva e corretiva das infraestruturas.
Gerir e fiscalizar contratos de suporte, garantindo a conformidade com os padrões estabelecidos e as necessidades operacionais.
Conduzir processos internos, incluindo a elaboração de especificações técnicas, acompanhamento de processos de aquisição e coordenação da execução das compras.
Gerir e executar projetos de melhoria contínua, incluindo a implementação de soluções tecnológicas inovadoras, eliminando falhas latentes e promovendo a evolução das infraestruturas existentes.
Observações
As respostas deverão ser remetidas, mediante requerimento elaborado pelo candidato com a menção expressa do organismo a que se encontra adstrito, bem como a do vínculo, da carreira/categoria que detém, da posição e nível remuneratórios e remuneração mensal e do contacto telefónico, acompanhado de carta de motivação para as funções a que se candidata, do curriculum vitae atualizado e comprovativo das habilitações literárias, para o endereço eletrónico.
Nos termos do disposto do despacho conjunto n.º 273/2000, publicado no Diário da República, 2.ª Serie, n.º 77, de 31 de março, faz-se constar a seguinte menção «Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
Outros Requisitos
Eletrotécnia:
Experiência em sistemas de baixa tensão, com foco em redes de distribuição trifásicas (400V).
Conhecimento em redes socorridas, incluindo sistemas de UPS e geradores.
Familiaridade com sistemas de média tensão.
Refrigeração:
Competências em soluções de água refrigerada, sistemas de expansão direta, free-cooling e ventilação.
Gestão Técnica Centralizada:
Experiência com sistemas de gestão técnica centralizada, preferencialmente baseados em soluções de software open-source.
Redes de Segurança:
Conhecimento em sistemas de deteção precoce de incêndios, supressão de fogo, controlo de acessos e sistemas de intrusão.
Requisitos Especiais
Disponibilidade para trabalho 100% presencial.
Carta de condução para veículos ligeiros.
Flexibilidade para deslocações frequentes.
Capacidade comprovada de coordenar projetos e equipas, garantindo uma comunicação eficaz tanto internamente como com stakeholders externos.
Capacidade de gerir imprevistos e situações de contingência de forma eficiente.
Disponibilidade para coordenar incidentes fora do horário de expediente habitual.
Experiência de 3 anos em funções similares.