Técnico de controlo de riscos não financeirosCountry: Portugal Estamos a recrutar um técnico de controlo de riscos não financeiros, para a nossa Direção de Risco.
Principais Responsabilidades :
Monitorizar a transposição de normativos de risco e controlar o cumprimento das políticas de gestão e controlo do risco operacional e tecnológico;
Apoiar a identificação, classificação e seguimento de eventos de risco operacional, tendo em consideração o disposto pelo Comité de Basileia e as orientações corporativas nesta matéria;
Apurar as estimativas de perdas de risco operacional e acompanhar sua a evolução, justificando desvios;
Analisar, sistematizar e assegurar o reporte das métricas e indicadores de medição dos riscos;
Promover a realização de análise de cenário e de exercícios de autoavaliação aos riscos em âmbito operacional e tecnológico, tendo nomeadamente em consideração riscos emergentes (riscos de ciber/IT, fornecedores, dados, entre outros);
Avaliar a relevância dos riscos incorridos e o grau de eficácia das medidas adotadas para o seu controlo, mitigação e recuperação;
Realizar controlo de 2ª linha e de análises de risco ad-hoc, identificando riscos e/ou oportunidades de melhoria;
Definir e acompanhar a política de continuidade de negócio, coordenando e monitorizando a adequação e eficácia dos planos de contingência e de continuidade de negócio;
Participar ativamente na preparação dos Fóruns de Risco;
Elaborar e monitorizar o Plano Anual de Cultura de Riscos e preparar ações de formação em risco operacional, de forma a criar e assegurar uma cultura de gestão de risco transversal a toda a instituição;
Acompanhar os exercícios de auditorias internas, externas e inspeções, dando suporte na fase preliminar de emissão de recomendações, monitorizar e reportar sobre o grau de implementação dos respetivos planos de ação;
Zelar pela observância das disposições legais e regulamentares emitidas pelas autoridades de supervisão, nomeadamente pelo Banco de Portugal e ASF, em matéria de controlo interno e gestão de riscos.
Requisitos :
Licenciatura em Finanças, Gestão, Economia, Contabilidade ou equivalente;
Experiência mínima de 3 a 5 anos de experiência em funções similares;
Experiência em funções de Fiscalidade / Contabilidade e/ou no Sector Bancário;
Bons conhecimentos em aplicações MS Office;
Conhecimentos de Inglês e Espanhol (preferencial);
Espírito de iniciativa e dinamismo;
Orientação para os resultados;
Autonomia e organização;
Capacidade conceptual e analítica;
Bom relacionamento interpessoal e gosto de trabalhar em equipa;
Atitude proativa na gestão dos riscos inerentes às atividades no seu dia-a-dia.
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