Técnico de controlo de riscos não financeirosCountry: PortugalEstamos a recrutar um técnico de controlo de riscos não financeiros, para a nossa Direção de Risco.Principais Responsabilidades :Monitorizar a transposição de normativos de risco e controlar o cumprimento das políticas de gestão e controlo do risco operacional e tecnológico;Apoiar a identificação, classificação e seguimento de eventos de risco operacional, tendo em consideração o disposto pelo Comité de Basileia e as orientações corporativas nesta matéria;Apurar as estimativas de perdas de risco operacional e acompanhar sua a evolução, justificando desvios;Analisar, sistematizar e assegurar o reporte das métricas e indicadores de medição dos riscos;Promover a realização de análise de cenário e de exercícios de autoavaliação aos riscos em âmbito operacional e tecnológico, tendo nomeadamente em consideração riscos emergentes (riscos de ciber/IT, fornecedores, dados, entre outros);Avaliar a relevância dos riscos incorridos e o grau de eficácia das medidas adotadas para o seu controlo, mitigação e recuperação;Realizar controlo de 2ª linha e de análises de risco ad-hoc, identificando riscos e/ou oportunidades de melhoria;Definir e acompanhar a política de continuidade de negócio, coordenando e monitorizando a adequação e eficácia dos planos de contingência e de continuidade de negócio;Participar ativamente na preparação dos Fóruns de Risco;Elaborar e monitorizar o Plano Anual de Cultura de Riscos e preparar ações de formação em risco operacional, de forma a criar e assegurar uma cultura de gestão de risco transversal a toda a instituição;Acompanhar os exercícios de auditorias internas, externas e inspeções, dando suporte na fase preliminar de emissão de recomendações, monitorizar e reportar sobre o grau de implementação dos respetivos planos de ação;Zelar pela observância das disposições legais e regulamentares emitidas pelas autoridades de supervisão, nomeadamente pelo Banco de Portugal e ASF, em matéria de controlo interno e gestão de riscos.Requisitos :Licenciatura em Finanças, Gestão, Economia, Contabilidade ou equivalente;Experiência mínima de 3 a 5 anos de experiência em funções similares;Experiência em funções de Fiscalidade / Contabilidade e/ou no Sector Bancário;Bons conhecimentos em aplicações MS Office;Conhecimentos de Inglês e Espanhol (preferencial);Espírito de iniciativa e dinamismo;Orientação para os resultados;Autonomia e organização;Capacidade conceptual e analítica;Bom relacionamento interpessoal e gosto de trabalhar em equipa;Atitude proativa na gestão dos riscos inerentes às atividades no seu dia-a-dia.
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