Abertura: terça-feira, 13 agosto 2024
Encerramento: terça-feira, 27 agosto 2024
Entidade: Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
Organismo: Ministério da Economia e do Mar
Nos termos dos artigos 18.º a 19.º-A do Estatuto do Pessoal Dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado (EPD), o Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) informa que se procedeu à abertura do procedimento concursal para o cargo de Subinspetor-Geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
O procedimento concursal é urgente e de interesse público, não havendo lugar à audiência de interessados. A prestação de falsas declarações implica exclusão do procedimento.
1 - Características do cargo em concurso Identificação do cargo de direção a ocupar: Subinspetor-Geral (cargo de direção superior de 2.º grau) - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica - ASAE.
Atribuições e competências: As atribuições e competências do cargo são as previstas nos artigos 6.º e 7.º da Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, e no artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 194/2012, de 23 de agosto.
Principais responsabilidades e funções: Exercer as competências na gestão geral da ASAE;Gerir os recursos humanos;Realizar a gestão orçamental;Gerir instalações e equipamentos;Desenvolver a coordenação e supervisão dos serviços da ASAE;Assegurar representação institucional;Garantir o desenvolvimento da missão da ASAE;Aprovar recomendações na área da cadeia alimentar;Propor designações ao membro do Governo;Participar em reuniões do conselho científico;Aplicar coimas e sanções;Aprovar regulamentos internos e externos.Área de formação preferencial: Licenciatura em qualquer ramo do saber.
Área de especialização preferencial: Formação em gestão pública ou direito.
Outros fatores preferenciais: Capacidade de inovação e pensamento estratégico;Articulação institucional;Conhecimento de outras línguas;Capacidade de representação institucional;Conhecimento da ASAE e suas atribuições;Gestão de mudança e melhoria contínua.Experiência profissional preferencial: Cargos públicos de direção superior;Conhecimento dos regimes jurídicos da ASAE;Atividades que exigem articulação entre órgãos e serviços.Relação jurídica de emprego público: Comissão de serviço por 5 anos, renovável, em regime de exclusividade.
Remuneração: 3.408,41 € (vencimento base) + 626,94 € (despesas de representação).
2 - Requisitos de admissão: Licenciatura concluída há pelo menos 8 anos;Declaração de aceitação da Carta de Missão;Declaração de não estar em situação de incompatibilidade.3 - Formalização e prazo de submissão das candidaturas: Prazo de 10 dias úteis a contar da publicitação no sítio da CReSAP.
4 - Júri do procedimento concursal: Composição do júri: Maria Cristina Pimenta Coelho, João Manuel Domingos da Silva Rolo, Célia Maria Rodrigues dos Santos.
5 - Processo de seleção: A seleção inclui avaliação curricular e, para os melhores classificados, avaliação de competências de gestão.
6 - Critérios de seleção: A avaliação considera experiência, formação, colaboração, motivação, e competências de gestão.
7 - Documentação complementar: O júri pode solicitar documentação adicional relacionada ao currículo.
8 - Publicação do edital do concurso: O edital é publicado na 2.ª série do Diário da República e no sítio da CReSAP.
9 - Igualdade de oportunidades: A Administração Pública promove uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
#J-18808-Ljbffr