Abertura: segunda-feira, 04 novembro 2024
Encerramento: sexta-feira, 15 novembro 2024
Entidade: Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia
Nos termos dos artigos 18.º a 19.º-A do Estatuto do Pessoal Dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado (EPD), o Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), por iniciativa do Ministro da Economia, faz saber que se procedeu à abertura do procedimento concursal com vista ao provimento do cargo: Subdiretor do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia.
Características do cargo em concurso:
Identificação do cargo de direção a ocupar: Subdiretor (cargo de direção superior de 2.º grau).
Atribuições e competências: As previstas na Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual, bem como as atribuições e competências específicas no Decreto Regulamentar n.º 7/2014, de 12 de novembro.
Área de formação preferencial ao perfil: Licenciatura em qualquer ramo do saber com relevância para a prossecução das atribuições do GEE, com especial relevo para as licenciaturas nas áreas económicas, matemática e estatística.
Experiência profissional preferencial:
No exercício de cargos de direção ou de chefia;
No exercício de cargos com vertente internacional, de relacionamento significativo com entidades ou organismos estrangeiros;
Em áreas relacionadas com a negociação, desenho, implementação e acompanhamento de políticas públicas económicas.
Outros fatores preferenciais:
Fluência da língua inglesa e conhecimento de outras línguas estrangeiras;
Capacidade de comunicação e negociação;
Capacidade de gestão de equipas e recursos bem como de gestão estratégica.
Relação jurídica de emprego público: Regime de comissão de serviço, por um período de 5 anos, renovável uma vez, em regime de exclusividade e incompatibilidade.
Remuneração: 3.408,41 € (vencimento base) + 626,9 € (despesas de representação).
Requisitos de admissão:
O procedimento concursal está aberto a cidadãos nacionais e brasileiros com estatuto de igualdade. É necessário ter a licenciatura concluída há pelo menos 8 anos e a declaração de aceitação da Carta de Missão.
Formalização e prazo de submissão das candidaturas:
O prazo de submissão das candidaturas é de 10 dias úteis a contar da publicitação no sítio eletrónico da CReSAP. As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente por via eletrónica até ao final do último dia do prazo.
Júri do procedimento concursal:
Maria Eugénia de Almeida Santos, Vogal Permanente da CReSAP;
João Manuel Domingos da Silva Rolo, Vogal não Permanente da CReSAP;
Célia Maria Rodrigues dos Santos.
Processo de seleção: O processo inclui avaliação curricular e, para os melhores classificados, a avaliação de competências de gestão.
Avaliação curricular: Visa avaliar a adequação das competências expressas pelo candidato.
Avaliação de competências de gestão: Compreende provas e entrevistas para identificar o perfil de competências do candidato.
Critérios de seleção: A avaliação curricular e a avaliação de competências de gestão são baseadas nas competências definidas pelo membro do Governo.
Documentação complementar: O júri pode solicitar documentação adicional relacionada com o currículo apresentado.
Publicação do edital do concurso: O edital é publicado na bolsa de emprego público e no sítio da CReSAP.
Igualdade de oportunidades: A Administração Pública promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego.
#J-18808-Ljbffr