.SCCM Consultant Lisboa · Publicado em 30 de outubro de 2023 Descrição: Enquanto analista de gestão de patches, desenvolverá calendários de manutenção, implementará actualizações de software e monitorizará as implementações para os clientes. Ajudará também a manter as colecções/conjuntos de actualizações, completando as mudanças, adições e alterações a pedido do cliente. Principais Tarefas e Responsabilidades: Strategy & Planning Desenvolver calendários de manutenção de patches para satisfazer os requisitos do cliente e manter a conformidade com as actualizações e os acordos de software. Rever as notas de lançamento de patches de software para compatibilidade e processos de instalação. Programar janelas de manutenção para implementações de clientes, seguindo todos os processos implementados. Criar relatórios pré e pós-patch e apresentar os resultados aos stakeholders internos e do cliente. Acquisition & Deployment Concluir a instalação de agentes de gestão de patches e resolver problemas com agentes que não funcionem. Ajudar os clientes a desenvolver janelas de manutenção que cumpram os requisitos de cadência de correcções, reduzindo o impacto nas operações comerciais normais. Operational Management Criar documentos de informação para documentar a implementação de patches de software e tarefas de correção. Concluir implementações de patches de emergência (dia zero). Monitorizar e corrigir a atividade de aplicação de patches numa série de calendários de manutenção. Gerir e garantir a eficácia das soluções de segurança, incluindo actualizações de firmware, soluções antivírus e patches de software. Estabelecer e manter comunicações regulares, por escrito e presenciais, com o cliente relativamente às actividades pertinentes de gestão de patches. Realizar auditorias de rotina da atividade de aplicação de patches para confirmar que todas as actualizações estão a ser aplicadas e comunicadas corretamente. Participar em auditorias de rotina para registar os níveis de correção e criar relatórios para cumprir a regulamentação (compliance). Requisitos: É necessária experiência anterior em gestão de patches ou funções relacionadas. Proficiência técnica para compreender as release notes de software e efetuar instalações de agentes de gestão de patches. Conhecimentos sólidos no desenvolvimento de calendários de manutenção de patches, implementação de actualizações de software e monitorização de implementações para garantir a conformidade. Capacidade para gerir e corrigir actividades de aplicação de patches em vários calendários de manutenção. Capacidade de criar "knowledge articles" para documentar a aplicação de correcções de software e as tarefas de correção. Monitorizar e corrigir as actividades de aplicação de patches para confirmar que todas as actualizações estão a ser aplicadas e comunicadas corretamente. Gerir e garantir a eficácia das soluções de segurança, incluindo actualizações de firmware, soluções antivírus e patches de software