Coimbra, Portugal | Publicado em 26-09-2024
O Regulador de tráfego é responsável por apoiar o pessoal tripulante e assegurar a eficiência da oferta de transporte da empresa. As suas funções poderão ser exercidas (i) no Posto Central de Comando, acompanhando a rede sob sua responsabilidade, nomeadamente identificando, regulando, corrigindo e registando as perturbações ao normal funcionamento; (ii) nos locais onde existe operação do SMM, com funções idênticas às anteriores e avaliando o cumprimento das regras aplicáveis; ou (iii) na Expedição, assegurando a correta afetação do meios humanos e materiais, de acordo com as normas de disciplina, regulamentos internos, horários programados.
Principais atividades Acompanha o desempenho do grupo de motoristas que lhe estão afetos;
Cumprir e fazer cumprir as normas em vigor, designadamente os procedimentos (em particular de Qualidade, Ambiente e Segurança), modos operatórios e outras orientações definidas pela empresa, nomeadamente pela Direção da Operação;
Ministrar ações de formação, nomeadamente de motoristas, sempre que necessário;
Propor sugestões de melhoria no que respeita à qualidade do serviço prestado, bem como propostas de otimização funcional, operativa e económica;
Quando em serviço no Posto Central de Comando:
Gerir a circulação, coordenando as entradas e retiradas em serviço comercial, vigiando os adiantamentos e atrasos das circulações e monitorizando os alarmes em tempo real;
Intervir em ações de regulação, nomeadamente ajuste dos horários de serviço dos veículos e dos motoristas, regulação dos intervalos de passagem, substituição de recursos e outras perturbações que possam surgir na rede;
Em caso acidente ou incidente, prestar apoio aos meios humanos presentes no terreno;
Atendimento da linha de emergência de apoio a clientes, registando as comunicações recebidas e assegurando o encaminhamento para o seu tratamento de acordo com o procedimento definido;
Monitorizar o estado de conservação da infraestrutura e dos equipamentos (e.g. bilhética, comunicações), através do sistema de alarmística, reportando os incidentes que possam afetar a boa prestação do serviço de transportes;
Quando em serviço na expedição:
Acompanhar o início dos serviços, assegurando a sua pontualidade, promovendo a correta afetação do meios humanos, introduzindo as alterações que sejam necessárias, nomeadamente através da supressão de eventuais faltas de motoristas (ausências imprevistas) e de veículos (avarias que impeçam a entrada ao serviço);
Assegurar os finais de serviço, recolhendo informação do motorista sobre eventuais anomalias nos veículos e recebendo objetos perdidos;
Prestar informações e apoio aos motoristas sobre a atividade destes, com apoio do planeamento operacional, nomeadamente sobre as escalas definidas, os horários estabelecidos, os planos de férias, os pedidos de ausências e outras solicitações que lhe sejam colocadas pelo pessoal tripulante;
Quando em serviço nos locais de operação:
Conduzir, sempre que necessário, as viaturas do sistema da Metro Mondego, em serviço não comercial, nomeadamente em caso de retiradas de serviço e deslocações para a oficina;
Em caso acidente ou incidente, prestar apoio aos meios humanos presentes no terreno, assumindo a coordenação das ações necessárias, articulando a sua efetivação com motoristas, equipas de manutenção, responsável de QAS e, se necessário, com as forças de emergência.
Requisitos Habilitações Académicas: 12.º ano;
Experiência Mínima na Área, ou equivalente: 3 anos;
Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
Disponibilidade para trabalhar em regime de escalas/turnos de serviço;
Certificado de registo criminal.
Fatores de valorização Carta de condução de veículos pesados de passageiros;
Certificado de Aptidão para Motorista;
Experiência como motorista em empresa de transportes públicos de passageiros;
Formação complementar na área da logística e dos transportes;
Formação Académica com grau de licenciatura;
Residência na área servida pelo Sistema de Mobilidade do Mondego;
Conhecimentos de inglês.
Competências Excelente capacidade de organização, planeamento e gestão do tempo;
Forte capacidade de liderança e gestão de equipas;
Forte capacidade de negociação, observação, inovação, rentabilização de recursos, resolução de problemas em tempo útil e tomada de decisões;
Orientação para o cliente;
Elevado sentido de ética e responsabilidade profissional.
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