Sobre o nosso cliente O nosso cliente é uma instituição bancária de referência. Descrição Elaborar em conjunto com as áreas comerciais, de produtos, capital, financeira e riscos, os Planos Estratégicos Comerciais (PEC) das carteiras de crédito e realizar o seu seguimento periódico, com base no apetite de risco definido pela política de risco do Banco, propondo-os para aprovação pelos Órgãos Competentes. Definir políticas de crédito para cada carteira com base na política de risco do Banco, nomeadamente, políticas de concessão e gestão de crédito e recuperações. Participar na planificação da carteira para assegurar que os objetivos de negócio elaborados pelas áreas comerciais (em termos de preços, margens, captação e vinculação, qualidade de crédito, cobrança e recuperações) estão de acordo com as políticas de risco estabelecidas pelo Banco. Analisar e acompanhar de forma independente o comportamento e a qualidade creditícia das carteiras de crédito e os processos de admissão de crédito, propondo, quando necessárias, ações visando as alterações adequadas à prossecução das políticas de risco locais e corporativas. Promover o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão antecipativa de riscos. Participar na definição do orçamento de non performing exposures (NPE), crédito vencido e provisões. Elaborar e divulgar relatórios periódicos da evolução da carteira ou produtos. Fazer o seguimento da rentabilidade das carteiras e da nova produção de crédito. Responsável por propor, promover e monitorizar a implementação de novos produtos de reestruturação/refinanciamento de dívidas, pela área de Collections & Recoveries, com vista ao saneamento de dívidas, diminuição do crédito vencido e NPE. Fazer o seguimento dos riscos climáticos e ambientais, impacto atual e prospetivo, através de métricas de gestão relacionadas. Perfil ideal Formação superior preferencial em Gestão, Economia e/ou Engenharia. Capacidade de explicar e apresentar informação/análises de forma estruturada, clara, confiante e concisa. Elevada capacidade analítica. Capacidade de construir relações fortes internamente e influenciar outras pessoas de forma colaborativa e positiva. Experiência em interagir com equipas de auditoria interna e externa e com o regulador (BdP e BCE). Domínio de Excel, PowerPoint e Word. Inglês (Fluente), Espanhol (Fluente). Vantagens Uma boa oportunidade para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. #J-18808-Ljbffr