A) OBJECTIVO DA FUNÇÃO:
Contribuir para a garantia de segurança, produtividade e capacidade de fabrico dos equipamentos e ferramentas, através da prestação de um serviço de manutenção. Especificamente, tal será obtido através do planeamento e coordenação de actividades de manutenção da equipa, assegurando um suporte técnico ao processo produtivo, bem como através da promoção da produtividade e do desenvolvimento das competências dos elementos da sua equipa.
B) RESPONSABILIDADES E DEVERES:
Coordenar as atividades dos elementos da equipa incluindo a atribuição de tarefas, objetivos e prioridades.
Conduzir as reuniões diárias com os membros da sua equipa e facilitar a comunicação entre turnos, com o foco nos indicadores de desempenho da equipa de manutenção.
Facilitar uma comunicação eficiente e aberta dentro da equipa e com as restantes equipas/ departamentos da organização.
Responder aos pedidos de manutenção correctiva solicitados pela equipa de produção, fazendo gestão de prioridades e coordenação de recursos.
Liderar e participar ativamente na resolução de problemas associados ao desempenho de equipamentos, usando ferramentas de qualidade (exemplo: 8D, 6 M, 5 Porquês).
Liderar e participar ativamente na recolha de dados/informações necessárias à gestão de manutenção das linhas de produção.
Assegurar o cumprimento dos planos de manutenção preventiva.
Executar os serviços de manutenção (corretiva; preventiva; preditiva/inspeção; otimização atividade/sistema), reparação, substituições e ajustes em geral.
Diagnosticar as causas de defeitos e tomar as ações corretivas necessárias.
Testar o equipamento intervencionado, antes e/ou depois das intervenções e tomar ações corretivas, caso necessário, bem como recomendações que possam evitar reincidências de defeitos e possibilitar a melhor performance dos equipamentos.
Participar ativamente na fase de desenvolvimento do processo dos novos programas, especificamente na definição do plano de manutenção preventiva e respectivos standards, bem como na preparação da estratégia de spares para os equipamentos.
Auxiliar tecnicamente a receção de equipamentos novos (instalação, validação e arranque).
Liderar, motivar e apoiar o desenvolvimento dos membros da equipa.
Formar novos membros (exemplo – regras de segurança na operação dos equipamentos, processos de manutenção, procedimentos, tecnologias de manutenção, etc).
Facilitar a melhoria continua no seio da equipa e prestar apoio na implementação das melhorias, focalizando na segurança, qualidade, custo, entrega e motivação.
Dar apoio inicial nas questões pessoais dos técnicos de manutenção (gestão das ausências, férias, problemas pessoais, etc.).
Zelar pela manutenção, limpeza, conservação, guarda e controlo de todo o material, aparelhos e equipamentos.
Assegurar o respeito e cumprimento das regras de segurança da sua equipa.
Assegurar continuamente a melhoria das condições de saúde, segurança e ambiente.
Suportar ou participar na definição, implementação e manutenção das políticas da organização.
Respeitar e fazer cumprir, bem como participar ativamente na melhoria continua as regras de Política de Gestão Ambiental, Saúde e Segurança no Trabalho.
Cumprir com as regras da organização e os regulamentos internos: Código de Ética, prática e o horário.
Desenvolver uma cultura caracterizada por uma boa ética profissional e envolvimento no processo entre os colaboradores em todas as áreas.
Executar outras tarefas não compreendidas na atividade para a qual foi contratado, quando necessidades ou conveniência de serviço o justifiquem, pelo período de tempo necessário às referidas necessidades ou conveniências de serviço.
C) QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS:
Formação especializada em mecânica, eletromecânica, eletrónica, manutenção industrial, automação ou área afim ou licenciatura em engenharia ou área afim.
Experiência anterior em função semelhante será valorizada.
Experiência em transferência de linhas (preferencial).
Problem Solving (5W; Ishikawa; PDCA;8D) (preferencial).
Sólidos conhecimentos do funcionamento de máquinas (mecânica, pneumática, eletrónica, eletricidade, automação, robótica, etc).
Interpretação de esquemas de máquinas e elétricos.
Conhecimentos das normas da indústria automóvel.
Conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Conhecimentos de SAP na ótica do utilizador.
Conhecimentos de Inglês e/ou Alemão.
Conhecimentos em contexto de produção em linha na indústria automóvel (valorizado).
D) COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS ESSENCIAIS:
Gestão de Conflitos.
Qualidade de decisão.
Orientação para resultados.
Comunicação Interpessoal.
Desenvolvimento de equipas.
Capacidade de coordenação.
Organização.
Competências Técnicas/Funcionais.
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