Descrição da empresaA MAKRO é filial portuguesa do Grupo METRO, líder no mercado da grande distribuição.
Estamos presentes em 25 países e o nosso propósito é viver a paixão pela gastronomia portuguesa, levando ao mundo a sua diversidade.
Somos uma empresa global que atua localmente.
Os nossos produtos e serviços definem os padrões para o futuro: foco no cliente, inovação tecnológica e modelos de negócios sustentáveis.
Somos o parceiro de excelência do canal HoReCa.Descrição do empregoMissão:O Key Account Manager na Makro Portugal desempenha um papel fundamental na construção de parcerias estratégicas e na otimização do desempenho financeiro das grandes contas no setor Horeca.
Este profissional desempenha um papel crucial na consecução dos objetivos de negócios da empresa e na satisfação dos clientes.
Focam-se na aquisição de novos clientes, na construção dos relacionamentos existentes e na maximização do lucro através da implementação de estratégias eficazes de preços e de nível de serviço.
Principais Responsabilidades:Acompanhar de perto as tendências do mercado Horeca, de forma a conhecer a concorrência e identificar oportunidades de crescimento;Apoiar no desenvolvimento da estratégia da área de KAM, nomeadamente, na implementação das estratégias adaptadas aos cenários atuais do mercado para garantir vantagem competitiva, com foco no aumento da receita e na otimização da margem de lucro;Identificar e adquirir novos clientes, ampliando a base de clientes da empresa e a presença no mercado;Contribuir e colaborar nas análises preditivas de vendas de forma a conseguir efetuar um planeamento de negócios mais eficiente;Monitorizar o desempenho das contas, avaliando os resultados financeiros e os KPIs de vendas, margem, marcas próprias e outros, ajustando estratégias conforme necessário;Gerir uma P&L completa das contas sob a sua responsabilidade, garantindo a maximização da rentabilidade e a gestão eficaz dos custos;Desenvolver e manter relacionamentos estratégicos com cadeias de hotéis e restaurantes, compreendendo as suas necessidades e objetivos comerciais;Negociar e re-negociar contratos e acordos comerciais com cadeias de hotéis e restaurantes, garantindo as condições contratuais;Fornecer soluções customizadas para atender às necessidades específicas dos clientes Horeca, trabalhando em estreita colaboração com a equipa de FSD (serviço de entregas);Colaborar com as equipas de vendas e marketing para criar estratégias eficazes de venda para atender às necessidades dos clientes Horeca.
QualificaçõesHabilitações mínimas ao nível de Licenciatura em Gestão, Economia, entre outras;Mínimo de 5 anos de experiência na área comercial e preferencialmente no canal HoReCa e em gestão de grandes contas;Conhecimentos de avaliação de contas de exploração (P&L);Conhecimentos avançados de Microsoft Office Excel;Fluência ao nível do Inglês (mínimo nível B1 - obrigatório); Elevada capacidade de planeamento e organização;Elevada capacidade analítica e de resolução de problemas;Excelente capacidade de comunicação, negociação e argumentação;Disponibilidade para deslocações nacionais.Informação adicionalCom a Makro irás ter:Integração num grupo empresarial sólido com dimensão internacional e com um ambiente de trabalho dinâmico e proativo;Contrato sem termo;Seguro de vida e Seguro de saúde (extensível aos descendentes);Plano de formação inicial e contínuo com oportunidades constantes de aprendizagem;Descontos para funcionários nas nossas lojas Makro, bem como outros descontos na nossa rede de parceiros;Viatura para uso total com plafond de combustível;Bónus mensal e prémios variáveis de acordo com o atingimento de objetivos.