Descrição da Função
A Adecco Recrutamento Especializado está à procura de um profissional Gestor de Projeto de Sistemas de Informação para um cliente no distrito de Castelo Branco - contrato direto com cliente . Esta oportunidade é 100% presencial num ambiente colaborativo e desafiador.
O Gestor de Projeto de Sistemas de Informação é responsável pela gestão dos sistemas de informação de 2 locais (Fundão e Guarda) e garante a gestão dos recursos e operações diárias, bem como a fiabilidade dos sistemas de informação.
Atividades Principais Responsável pela segurança dos sistemas de informação, o Gestor de Projeto SI gere as ferramentas e as infraestruturas informáticas e de comunicação em Portugal (equipamento, redes e software), em conformidade com a política e estratégia do grupo; Planificar, organizar, liderar e controlar todas as atividades relacionadas com projetos de SI para garantir o seu sucesso dentro dos prazos definidos; Colaborar com as Direções de SI centrais e equipas operacionais locais, gerindo os serviços portugueses existentes; Garantir a operacionalidade dos sistemas locais e fornecer suporte aos utilizadores; Contribuir para a otimização e eficiência do processo industrial; Assegurar a entrega dos projetos locais dentro do cronograma e orçamento; Implementar e monitorizar a implementação de projetos informáticos do Grupo; Garantir a segurança das atividades informáticas do Polo; Elaborar planos de projeto detalhados, incluindo as etapas, os recursos necessários e os prazos do projeto; Servir como ponto de contacto principal para todas as questões relacionadas com os projetos, tanto a nível interno como externo; Organizar e conduzir reuniões regulares para manter as partes interessadas informadas sobre o progresso do projeto e resolver quaisquer problemas; Realizar estudos funcionais e técnicos, em colaboração com as equipas operacionais locais e a DSI do Grupo; Identificar os riscos potenciais para os projetos e desenvolver estratégias de mitigação; Responder rapidamente aos problemas identificados durante a execução dos projetos e implementar / propor soluções eficazes; Monitorizar com detalhe o progresso dos projetos face ao plano definido e ajustar os recursos ou as estratégias de acordo com as necessidades; Avaliar a qualidade das realizações e garantir que cumprem as normas e os requisitos definidos; Antecipar as necessidades de mudança organizacional decorrentes dos projetos e facilitar a transição; Comunicar eficazmente as mudanças planeadas e seus impactos às partes interessadas; Manter documentos completos e precisos relacionados aos projetos, incluindo relatórios de progresso e cronogramas; Preparar relatórios regulares sobre o estado dos projetos para apresentar à Direção e aos stakeholders; Assegurar a gestão e manutenção dos sistemas de informação existentes nas instalações; Atualizar o plano de continuidade do negócio (procedimentos, backup, etc.); Gerir os equipamentos de infraestrutura, estações de trabalho, telefones e todas as ferramentas de comunicação; Monitorar a resolução de incidentes e mapear riscos para garantir a continuidade da atividade; Gerir os pedidos de serviço e monitorizar o acesso aos sistemas e dados; Implementar processos de gestão de mudanças de SI e garantir alinhamento com políticas de segurança do Grupo; Promover novas ferramentas informáticas junto das equipas; Fornecer suporte técnico aos utilizadores internos; Avaliar as novas tecnologias e definir a sua relevância para a organização; Organizar, supervisionar e controlar o trabalho de fornecedores recorrentes e/ou regulares; Realizar regularmente convocatórias e benchmarks para controlar a eficácia dos fornecedores; Negociar contratos e acordos com fornecedores informáticos; Facilitar uma comunicação eficaz entre a equipa informática e os stakeholders; Colaborar com outros departamentos para atender às necessidades tecnológicas da empresa. Perfil Licenciado preferencialmente em engenharia de sistemas de informação; Pelo menos 5 anos de experiência em gestão de projetos num ambiente industrial; Bom domínio de inglês e/ou francês; Boa compreensão da gestão de projetos, nomeadamente a implementação de ERP e infraestrutura; Comunicação clara junto das equipas multidisciplinares sobre os projetos; Boas capacidades de organização e de priorização; Capacidade de tomar decisões e contribuir com soluções na gestão de projetos do Grupo; Capacidade de criar dashboards regulares e concisos sobre o progresso dos projetos; Orientado para os resultados e o cumprimento de prazos.