Especialista de Portefólio de Empresas e PMEs - Gestão de Riscos
Country: Portugal
Principais Responsabilidades:
Elaborar em conjunto com as áreas comerciais, de produtos, capital, financeira, riscos, os Planos Estratégicos Comerciais (PEC) das carteiras de crédito e realizar o seu seguimento periódico, com base no apetite de risco definido pela política de risco do Banco, propondo-os para aprovação pelos Órgãos Competentes.
Definir políticas de crédito para cada carteira com base na política de risco do Banco, nomeadamente, políticas de concessão e gestão de crédito e recuperações.
Analisar e acompanhar de forma independente o comportamento, a qualidade creditícia das carteiras de crédito e os processos de admissão de crédito, propondo quando necessárias ações visando as alterações adequadas à prossecução das políticas de risco locais e corporativas.
Participar na planificação da carteira para assegurar que os objetivos de negócio elaborados pelas áreas comerciais (em termos de preços, margens, captação e vinculação, qualidade de crédito, cobrança e recuperações) estão de acordo com as políticas de risco estabelecidas pelo Banco.
Promover o desenvolvimento e implementação de sistemas de gestão antecipativa de riscos.
Participar na definição do orçamento de non performing exposures (NPE), crédito vencido e provisões.
Responsável por propor, promover e monitorizar a implementação de novos produtos de reestruturação/refinanciamento de dívidas, pela área de Collections & Recoveries, com vista ao saneamento de dívidas, diminuição do crédito vencido e NPE.
Elaborar e divulgar relatórios periódicos da evolução da carteira ou produtos.
Fazer o seguimento da rentabilidade das carteiras e da nova produção de crédito.
Fazer o seguimento dos riscos climáticos e ambientais, impacto atual e prospetivo, através de métricas de gestão relacionadas.
Competências:
8 a 10 anos de experiência mínima.
Elevado conhecimento do tecido empresarial português e especificidades setoriais que impactam a admissão de operações de crédito.
Experiência na interagir com equipas de auditoria interna e externa e com reguladores (BdP e BCE).
Capacidade de explicar e apresentar informação/análises de forma estruturada, clara e concisa.
Capacidade de construir relações robustas internamente e influenciar outras pessoas de forma colaborativa e positiva.
Elevada capacidade analítica.
Domínio das ferramentas do MS Office: Excel, Power Point e Word.
Inglês (Fluente), Espanhol (Fluente).
No Santander cada um de nós é "Risk Pro". Isto significa ter a responsabilidade pessoal de identificar, avaliar, gerir e reportar eventuais riscos para o banco decorrentes do desempenho das nossas funções.
Vamos dar-lhe o conhecimento e as ferramentas para ser Risk Pro em todas as situações. Esta cultura de riscos é fundamental para o Santander Way, a nossa forma de trabalhar.
O Banco dispõe, nos termos do previsto na Lei nº 93/2021 de 20 de dezembro, de um canal de denúncias – Canal Aberto, acessível através do link Canal Aberto .
#J-18808-Ljbffr