-Apresentar-se ao serviço com pontualidade na loja e turno indicado, devendo ter cuidado na sua apresentação e higiene pessoal e estado da farda.
Fazer o registo no relógio de ponto após estar fardado/a e pronto para começar o turno de trabalho.
Limpar e varrer a sala e esplanada antes de cada serviço de refeições.
Preparar sala, alinhar mesas e cadeiras verificar se tudo se encontra em condições de ser utilizado pelos clientes.
Comunicar casos de mau estado de conservação.
Polir copos e talheres antes do serviço.
Verificar a limpeza e apresentação de pratos preparados para o serviço.
Comunicar casos de mau estado de conservação.
Verificar, limpar e encher os dispensadores de soja, saleiros, pimenteiros e galheteiros.
Ajudar na receção e arrumo de artigos entregues em loja por fornecedores e/ou distribuição interna.
Preparar as mesas para o serviço de refeições (mise en place), verificar se a mesa esta higienizada, colocar marcador, talheres e guardanapo.
Receber e dar as boas vindas aos clientes com cordialidade e simpatia, verificar da existência de reserva, atribuir e acompanhar os clientes à mesa.
Apresentar a ementa e dar informações detalhadas quando solicitadas (p.ex.
sobre porções, ingredientes ou potenciais alergias a alimentos) Informar os clientes sobre os pratos do dia e recomendações do dia caso estas existam.
Vender produtos adicionais quando adequado através de vendas sugestivas.
Anotar corretamente os pedidos de alimentos e bebidas, usando um software POS, anotação de pedidos ou memorização Em caso de dúvida, verificar a identidade dos clientes para garantir que tenham idade para consumir bebidas alcoólicas Comunicar os detalhes do pedido à equipa de cozinha tendo em especial atenção as alergias.
Servir os pedidos de alimentos (serviço á Americana) e bebidas, utilizando bandeja para serviço de cafetaria e bebidas.
Utilizar técnicas de serviço de vinhos quer seja a copo ou garrafa.
Não sentar clientes em mesas acabadas de usar sem proceder á devida higienização.
Preparar a mesa/mise en place antes de sentar clientes.
Entregar a conta, receber e conferir o pagamento e troco quando efetuado em numerário, certificar que a operação é terminada com êxito, quando utilizada o TPA (terminal de pagamentos automáticos)/Multibanco Usar técnica de bandeja e pano de limpeza, para levantar e transportar a louça, copos e talheres sujos para serem lavados na copa ou bar.
Reunir-se com o chefe de turno antes do inicio de cada turno de refeição para analisar alguma alteração do dia, mudanças na ementa, faltas e/ou as especificações de serviço para reservas (p.ex.
festas) Ajudar chefe de turno no apuramento de necessidades para encomendas e requisições internas.
Seguir todas as normas pertinentes de higiene/ Haccp Proporcionar excelente atendimento e experiencia aos clientes