Desenvolver uma linguagem para discutir o ensino, facilitando-lhe falar das suas práticas e dialogar com as crianças;
Ser um praticante competente, capaz de demonstrar uma variedade de práticas, o que exige confiança em si mesmo e competência;
Capacidade de aconselhamento, no sentido de ajudar os formandos a perspetivar experiências, a encarar ansiedades e dúvidas e a fornecer o apoio necessário para superá-las;
Estabelecer metas, de forma a ajudar as crianças a estabelecer metas motivadoras, apropriadas e exequíveis;
Entender os desenvolvimentos profissionais, o que remete para a necessidade de tolerância e perceção de como se desenvolvem as crianças, as dificuldades que tendem a experimentar, as etapas de desenvolvimento por onde vão passando e ponderar sobre os contributos da formação para ajudá-los a progredir;
Abertura para avaliar a sua própria prática, que reporta à capacidade para ser reflexivo e analítico sobre a sua própria prática.
Colegiabilidade, que se refere ao desenvolvimento de uma mentalidade colegial, conducente a uma acção conjunta, capaz de facilitar uma melhor identificação do que cada um não sabe e do que precisa aprender, mas também do apoio necessário para consegui-lo;
Acompanhar as decisões tomadas, na planificação de atividades, na escolha de materiais e recursos e na cooperação da implementação das atividades desenvolvidas;
Prestar auxílio, mostrar disponibilidade, cooperar, transmitir e partilhar conhecimentos que foram muito importantes para a evolução da atividade do Colégio O Avião;
Acompanhamento/inserção: atividades de animação de rua e atividades de porta aberta;
Prática de atividades específicas: desporto, biblioteca, ludotecas, ateliers de expressão, cineclubes e quintas pedagógicas.¿¿¿