A empresa onde vai trabalhar
Prestigiada empresa de serviços financeiros, localizada em Lisboa, procura um Técnico de Risco e Controlo Permanente (m/f/d) para integrar a sua equipa. A sua nova função Integrado no departamento de Risco & Compliance e reportando ao Diretor de Risco e Compliance, o candidato selecionado terá as seguintes responsabilidades principais:
Controlo Permanente: Conceber e implementar um sistema de mapeamento, supervisão, reporte e prevenção de riscos. Emitir pareceres de risco independentes sobre operações relevantes realizadas pela empresa. Definir e implementar o Plano de Controlo Permanente. Assegurar o correto desempenho dos controlos permanentes, conforme as normas e métodos do Grupo e a regulamentação bancária. Realizar a monitorização de 2º nível dos diferentes riscos, com base nos planos de controlo desenvolvidos em todo o perímetro de controlo interno. Os controlos permanentes abrangem áreas como: risco de crédito, risco de mercado, risco financeiro, risco operacional, contabilidade e divulgações financeiras públicas, segurança (física e dos sistemas de informação), serviços de outsourcing (OES) e plano de continuidade (BCP). Controlos específicos solicitados pelo Órgão de Supervisão do Banco :
Assegurar a disseminação da cultura de risco em todos os níveis da organização. Definir o mapeamento de todos os tipos de risco (crédito, mercado, financeiro, operacional, contabilístico e de divulgação financeira ao público, e os riscos relacionados com a segurança física e sistemas de informação), excluindo os riscos de Compliance (para os quais existe uma Função de Controlo dedicada). Colaborar na definição e ativação do Risk Appetite Framework (RAF) e monitorizar o cumprimento dos limites operacionais relacionados com as diversas categorias de risco. Coordenar o projeto de Estratégia de Risco do Grupo, emitindo pareceres e verificando a sua implementação. Aconselhar a empresa sobre as metodologias de provisionamento aplicadas (i.e. versus risco de crédito). O que necessita para ser bem sucedido Formação superior em Gestão, Economia ou área similar (preferencial). Experiência entre 2 a 5 anos em funções similares. Elevado sentido de responsabilidade, confidencialidade, flexibilidade, autonomia e proatividade. Excelentes competências de relacionamento interpessoal e trabalho em equipa. Domínio das ferramentas Microsoft Office, com enfoque em Excel. Conhecimentos avançados de inglês (preferencial). O que a empresa lhe pode oferecer Oportunidade de trabalhar numa instituição em crescimento, com possibilidade de trabalho híbrido.
Próximo passo
Caso tenha interesse nesta oportunidade, envie-nos o seu CV atualizado. Se procura outro tipo de desafio profissional, contacte-nos para falar sobre outras oportunidades de carreira, sempre de forma totalmente confidencial.