Bolsa De Investigação Mestre

Bolsa De Investigação Mestre
Empresa:

Requimte


Lugar:

Porto, Porto


Área:

Arte

Bolsa De Investigação Mestre

Detalhes da Vaga

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Mestre (Referência REQUIMTE 2020-09)no âmbito do projeto ?Biomaterial funcionalizado com glicolípidos para a prevenção de infecções por cateteres?, com a referência PTDC/BTM-SAL/29335/2017, financiado por Fundos Nacionais através da FCT/MCTES e, na instituição REQUIMTE, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Biofarmacêuticas

Requisitos de admissão: Mestre em áreas das Ciências Biomédicas, preferencialmente no domínio das Ciências Biofarmacêuticas. Frequência do doutoramento em área das Ciências da Saúde, em domínio de aplicação clínica.
Experiência comprovada no desenvolvimento e caracterização de biomateriais funcionalizados, com atividade antibacteriana; Experiência comprovada em técnicas de culturas de células eucarióticas e bactérias para avaliação da atividade biológica de biomateriais funcionalizados; Experiência em técnicas de biologia molecular e celular; Experiência em técnicas de microscopia ótica, microscopia eletrónica e microscopia de fluorescência; Dinamismo e iniciativa; Elevado sentido de responsabilidade, organização e método; Fluente na língua inglesa (oral e escrita).

Plano de trabalhos: O projeto AntiBuGS-Cath procura o desenvolvimento de um novo biomaterial revestido /funcionalizado destinado a tubos de cateter em silicone, altamente utilizado no cateterismo urinário e vascular, e eficaz contra a formação de biofilmes. Explorará o uso de diferentes Glicolipídios (GLs) com propriedades antimicrobianas e anti-adesivas, para funcionalizar uma matriz de silicone. A principal originalidade será a obtenção de superfícies de silicone funcionalizadas de forma duradoura com GL antimicrobianos/anti-adesivos, através de abordagens distintas (i.e., ligação covalente, ativação por plasma a baixa pressão e funcionalização em escovas) com a intenção de obter um elastómero final estável e eficaz.
Neste contexto, o plano de trabalhos da presente bolsa visa a caracterização biológica dos diversos materiais desenvolvidos no âmbito do projeto, com recurso a metodologias in vitro, com técnicas de culturas celulares de células eucarióticas e bactérias.
Como indicadores, pretende-se a caracterização biológica detalhada, relativa à citocompatibildiade e atividade antibacteriana in vitro, dos biomateriais desenvolvidos.

Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto e republicado pelo DL 123/2019, de 28 de agosto e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Metabolismo e Regeneração Óssea ? Faculdade de Medicina Dentária, U. Porto, sob a orientação científica do Professora Doutora Maria Helena Raposo Fernandes.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 9 meses, com início previsto para Março de 2020.

Valor do subsídio de manutenção mensal:O montante da bolsa corresponde a 1.064 Euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o respetivo pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (70%) e entrevista (30%). As entrevistas serão realizadas apenas aos 3 melhores classificados na avaliação curricular.

Composição do Júri de Seleção: Presidente ? Maria Helena Raposo Fernandes (FMDUP); 1º vogal efetivo ? Pedro de Sousa Gomes (FMDUP) 2º vogal efetivo ? Liliana dos Santos Grenho; 1º vogal suplente ? Bruno Colaço (UTAD)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de afixação nas instalações da Instituição, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 19/02/2020 a 04/03/2020.

Forma de apresentação das candidaturas:As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas devem ser formalizadas através de email enviado par**********, contendo obrigatoriamente em assunto a referência a que se candidata (Referência REQUIMTE 2020-09), sob pena de exclusão da candidatura.


Fonte: Neuvoo3_Ppc


Área:

  • Educação e Cultura / Arte

Requisitos